sábado, 31 de janeiro de 2009

Aproveite o verão sem pagar um preço alto pelo seu bronzeado!


Usar um hidratante com poder de regenerar e recuperar a pele danificada pelo sol é uma valiosa dica da Aromaterapia.
Hidratante e filtro a base de lavanda manterão a pele revitalizada, impedindo a descamação posterior, efeito típico de exposição excessiva ao sol.
Importante é que seja usado o óleo essencial de Lavandula officinalis; a planta verdadeira, pois não basta ter um cheirinho de lavanda como os produtos aromatizados com essência sintética e que só imitam o cheiro da lavanda.
Somente o verdadeiro óleo essencial tem esse poder!

Um abraço cheiroso!

Fonte: Julia Nunes - Esteticista, Aromaterapeuta e Especialista em Psicossomática Contemporânea, docente no Curso Superior de Estética e Cosmetologia - UNISUAM na disciplina Aromaterapia. Diretora Técnica da Empresa - Bellarome Aromaterapia.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Alimentos para combater o mau-humor

A sua refeição pode ser melhor que muitas farmácias
Conheça a alimentação que diminui o nervosismo, a ansiedade e o cansaço e que tem o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, diminuir a irritação e espantar a tristeza, entre outros benefícios.

Alface: Ótima para amenizar a irritação. O talo da alface possui uma substância chamada lactucina, que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato, a falta deste mineral pode causar depressão, confusão mental e cansaço.

Banana: Esta fruta diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono bem mais tranqüilo. Tudo isso graças à boa quantidade de carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique, pois possui vitamina B6, um dos responsáveis por produzir energia.
Espinafre: Contém potássio e ácido fólico, que ajudam na prevenção da depressão. E ajuda a estabilizar a pressão arterial, além de garatir um bom funcionamento do sistema nervoso, graças as vitaminas A, C e do complexo B, fosfato e magnésio.

Frutos do mar: Os alimentos vindos do mar são ricos em zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo ansiedade e
cansaço. Também são boas fontes de ômega-3(gordura que auxilia na diminuição de colesterol ruim LDL na corrente sanguínea) e proteínas, ambos essenciais para o bom funcionamento do coração.

Mel: Estimula a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer.

Laranja: Ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente, isso devido as boas concentrações de vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. Essa fruta ainda é energética, previne a fadiga e hidrata.

Uva: A vitamina C e os flavonóides (antioxidantes), retardamo envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol ruim . Tem boas doses de vitaminas do complexo B, que ajudam o bom funcionamento do sistema nervoso.é rica em glicose, por isso é um bom energético.

Jabuticaba: É rica em carboidratos, que fornecem energia ao nosso organismo. Também é repleta de ferro não heme e vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas do organismo e suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos.

Ovos: As substâncias que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência delas pode causar apatia, perda de memória e ansiedade.

Fabiana Borrego é nutricionista especialista em nutrição clínica e gastronomia

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

HIPERTENSÃO

Recomendações nutricionais para
HIPERTENSÃO

RECOMENDAÇÕES
Utilizar o mínimo de sal possível no preparo dos alimentos. Substitua-o por temperos naturais como salsinha, cebola, orégano, etc;
Evite acrescentar sal aos alimentos já prontos. Elimine o saleiro da mesa!;
Evite temperos industrializados como shoyo, mostarda, ketchup e caldos concentrados;


Evite consumir embutidos como salsicha, mortadela, lingüiça, presunto,
salame e etc;
Evite conservas (picles, azeitonas, aspargos, palmito) e enlatados (extrato de tomate, milho, ervilha), prefira os alimentos em seu estado natural;
Evite carnes salgadas como carne seca, bacalhau e defumados;
Evite aditivos (glutamato monossódico) utilizado em alguns condimentos e em sopas de pacote;
Evite os queijos em geral, prefira o queijo branco ou a ricota sem sal;
Diminua o consumo de bebidas alcoólicas, estas elevam a pressão arterial;
Procure manter-se em seu peso ideal. O excesso de peso também aumenta consideravelmente o risco de pressão alta;
Pratique um exercício físico! Estes, ajudam a controlar a pressão arterial.


Consultoria:
Thais Rodrigues Frison
Nutricionista - CRN 16492/P
Contato para palestras: thaisfrison@yahoo.com.br

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ilha Comprida- SP

Ilha Comprida, uma cidade muito especial!

A segunda maior praia do Brasil


Temperatura hoje (15/01/2.009): máxima 32°C e mínima 22ºC

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva a tarde e a noite.


História


Data de fundação - 27 de outubro de 1992

Classificação Turística - Estância Balneario

Classificação Ambiental - Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Federal e Estadual

Área territorial - 252 km2

População fixa - 8 mil habitantes

População flutuante - 700 mil pessoas

Clima - Temperado úmido, com temperatura média anual de 24° C

Principais atividades econômicas - Turismo, pesca e desenvolvimento sustentável.


Ilha Comprida faz parte da história do descobrimento do Brasil. Em 1502, um aventureiro português muito culto, expulso de Portugal por problemas religiosos, chamado de mestre Cosme Fernandes, o "Bacharel", chegou a Ilha do Bom Abrigo, ao sul de Ilha Comprida.
Explorando a região, o "Bacharel" desembarcou em Ilha Comprida, onde foi aprisionado pelos índios Tupis.
Ganhou a confiança deles e acabou casando-se com a filha do cacique. Em 1531, a esquadra de Martim Afonso de Souza também chegou a Ilha do Bom Abrigo. O navegador português, conhecendo Ilha Comprida, escolheu a Vila de Maratayama, dos tupis, para ser a sede da primeira vila.
Por volta de 1534, chegou a Ilha Comprida, por sua vez, o espanhol Ruy Mosquera, que construiu um forte que levou o seu nome, na Ponta de Trincheira, assim chamada pela natureza das operações de pirataria e saques que o aventureiro realizou com o seu amigo "Bacharel".
No início do século XVII, a Coroa Portuguesa dividiu suas terras por intermédio das "Cartas de Sesmarias". Novas vilas foram surgindo. Por volta de 1770, foi fundada a Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha. A Vila chegou a ter Câmara e corpo de vereadores, igreja e cemitério.
No começo do século XX, a Vila de Pedrinhas começou a ser formada com recursos da pesca e do extrativismo. Em 1938, o território de Ilha Comprida foi dividido entre Iguape, que ficou com 70% da área (45 Km), e Cananéia, com 30% (29 Km).
O desenvolvimento imobiliário aconteceu no início dos anos 50. Em 1987, Ilha Comprida foi declarada Área de Proteção Ambiental Estadual (APA). O movimento pela emancipação ganhou força ,em 1990, com um grupo de pessoas buscando melhores condições de vida. Em 27 de outubro de 1991, o plebiscito deu a vitória à emancipação, com 87% dos votos. O município foi elevado à condição de Estância Balnearia em 07 de dezembro de 1994.
Denominações:
A Ilha Comprida, ao longo de sua hístória, recebeu diversas denominações: Ilha do Mar, Ilha do Mar Pequeno, Ilha Grande da Costa do Mar, Ilha do Candapuí e Ilha Branca.
Ilha Comprida é como foi batizada por seu extenso comprimento e largura reduzida. Não se tem conhecimento de dados oficiais que detalhem com exatidão a data do batismo.


A Ilha Comprida conta com 74 quilômetros de praias absolutamente livres da poluição. As dunas e a vegetação de restinga completam o cenário natural . No extremo sul, o Boqueirão Sul, há um autêntico espetáculo natural com a formação de pequenas piscinas de água salgada, milhares de aves e uma praia paradisíaca. Em muitos trechos, as praias são completamente desertas. Para quem gosta de agitação, há também quiosques, ilhas de lazer e muitas atividades nas praias mais movimentadas. A Ilha é mesmo especial por agradar a todos os gostos e idades.


quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Romã


A Romã possui propriedades úteis no combate a doenças cardíacas e envelhecimento.
Sua casca fervida em água, o líquido apurado serve para gargarejo em casos de infecções na garganta.
Também é misticamente considerada como símbolo da prosperidade e da riqueza, e é uma das plantas que na tradição israelita que por ela Deus abençou a Terra Santa.
É usada no Brasil em diversas simpatias.
É também usada como indicador ácido-base natural, tornando-se rosa em solução ácida e verde em solução básica.



Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Lythraceae
Género: Punica
Espécie: P. granatum
Nomenclatura binomial Punica granatumLineu

1. Importância econômica*
Segundo pesquisadores russos, a romãzeira pertence ao Centro do Oriente Próximo, que inclui o interior da Ásia Menor, a Transcaucásia, o Irã e as terras altas do Turquemenistão, junto cm outras plantas frutíferas como a figueira, macieira, pereira, marmeleiro, cerejeira, amendoeira, avelaneira e castanheira.
A importância da romã é milenar, aparece nos textos bíblicos, está associada às paixões e à fecundidade. Os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. A árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos. Para os judeus, a romã é um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo quando sempre acreditam que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora. Quando os judeus abandonaram o Egito eles trouxeram mudas de romãzeiras, figueiras e videiras. Ela estava presente nos jardins do Rei Salomão. Foi cultivada na antiguidade pelos fenícios, gregos e egípcios. Em Roma, a romã era considerada nas cerimônias e nos cultos como símbolo de ordem, riqueza e fecundidade.
Os semitas a chamavam de “rimmon”, para os árabes era conhecida como “rumman”, e mais tarde, os portugueses a cha-maram de romã ou “roman”. Na Idade Média a romã era freqüentemente considerada como um fruto cortês e sanguíneo, aparecendo também nos contos e fábulas de muitos países. Os povos árabes salientavam os poderes medicinais dos seus frutos e como alimento. Tanto a planta, como o fruto, tem sido utilizados em residências ou em banquetes com efeito decorativo das suas flores e dos seus frutos, além do seu uso como cerca viva e planta ornamental. Segundo uma antiga crença popular, se você levar na carteira três sementes de romã, "dinheiro nunca há de lhe faltar".
São famosas as romãs da Provença, de Malta, da Espanha, na Itália. O seu cultivo é realizado em mais de 100 países do mundo. Dos países do Mediterrâneo, atravessou o Atlântico e acabou aportando no Brasil. Neste país a planta encontrou todas as condições favoráveis para um crescimento vegetativo, florescimento, frutificação e produção de frutos de primeira qualidade. O seu maior interesse no mundo está no seu cultivo para o consumo como fruta fresca. Também tem a sua aplicação em clínicas especializadas no campo da medicina moderna e para receitas especializadas.

Fonte: pt.wikipedia.org

O chá feito com as folhas de romã é usado na medicina contra irritação nos olhos, e o chá produzido com as cascas dos frutos, para tratamento, na forma de gargarejo, de infecções de garganta. Esse mesmo chá é utilizado no combate às helmintoses. Em diarréias e desinterias crônicas, o chá das cascas da raiz da romãzeira é freqüentemente usado em combinação com tintura de ópio2. . Romã vermelha e amarela
Dois tipos de romã podem ser encontrados no CEAGESP a vermelha e a amarela. Apesar de ambas serem originárias do Vale do São Francisco, a primeira é uma variedade canadense, enquanto que a segunda é nacional. Analisando-se visualmente a fruta, percebe-se na vermelha menor quantidade de sementes, casca mais fina e o mesocarpo (parte carnosa entre a casca e as sementes) maior. Já a amarela tem maior quantidade de sementes, apresenta casca mais grossa e mesocarpo mais fino. O formato dos lóculos (“bolsas”, onde estão armazenadas as sementes) também são diferentes, como podemos observar nas fotos. No sabor, parece não haver diferença. Quanto ao aspecto econômico, a variedade de cor vermelha custa cerca de 50 a 60% a mais do que a amarela, sendo destinada a um público de maior poder aquisitivo que freqüenta os grandes supermercados, quitandas especializadas, etc.
O pericarpo da fruta, do qual isolou-se taninos elágicos, é dotado de atividade antimicrobiana contra Staphylococcus aureus, Clostridium perfinges e contra o vírus Herpes simplex II, responsável pela manifestação do herpes genital. A comprovação destas atividades fornece validade ao uso popular do chá de romã no tratamento das infecções da boca e garganta.







terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Sucos desintoxicantes previnem doenças e acabam com intestino preguiçoso


Monte as misturas certas para preservar a sua saúde.
Fazer uma alimentação inadequada acompanhada do sedentarismo bem como do estresse pode provocar inúmeros distúrbios no organismo, principalmente problemas gastrintestinais, que dificultam o processo digestivo. Reverter esse quadro nem sempre é tarefa difícil. Mas poucos conhecem as alternativas naturais para eliminar as toxinas do corpo. É nessa hora que entram em cena os sucos desintoxicantes, feitos à base de frutas ou vegetais frescos.De acordo com a nutróloga Tamara Mazaracki, essas bebidas são excelentes fontes de nutrientes com ação antioxidante, o que promove um sistema imunológico mais ativo e competente, além de ajudar a prevenir doenças e auxiliar na recuperação mais rápida de quem tem algum problema de saúde. "Os sucos de frutas e vegetais frescos são ricos em fibras que promovem um melhor funcionamento intestinal, o que reforça o processo de eliminação de toxinas", explica.Mas a especialista alerta: quanto mais fresca é uma fruta ou hortaliça, mais rica ela será em nutrientes. "Não adianta estocar na geladeira depois de pronto para consumir mais tarde. E nada de recorrer aos sucos industrializados, cheios de conservantes e açúcar", completa. Mas a especialista alerta: quanto mais fresca é uma fruta ou hortaliça, mais rica ela será em nutrientes. "Não adianta estocar na geladeira depois de pronto para consumir mais tarde. E nada de recorrer aos sucos industrializados, cheios de conservantes e açúcar", completa. Aos sucos desintoxicantes pode-se acrescentar ingredientes como proteínas (colágeno), fibras (aveia), condimentos e especiarias (canela, gengibre e orégano), além de energéticos (pó de guaraná e ginseng), dependendo de qual é o problema no organismo. Apesar da importante função de purificar o sistema digestivo e eliminar do corpo produtos residuais, a nutróloga ressalta que não é preciso exagerar nas quantidades de sucos ingeridos. Um ou dois copos diários cumprem bem a função de limpar o organismo, mas isso também vai depender do efeito que se quer alcançar. Segundo Tamara, algumas vezes é interessante passar a metade do dia somente com sucos, porém isso deve ser feito sob supervisão médica.Os resultados e as ações dos sucos são percebidos rapidamente, refletindo, inclusive, no bem-estar, na disposição e na melhora da pele. Para as funções diuréticas, laxativas e hidratante, por exemplo, os efeitos podem ser notados nas primeiras 24 horas. Já para combater outros distúrbios, os sucos devem se tornar um hábito, porque esses efeitos ocorrem num período de médio a longo prazo. Confira algumas dicas de sucos desintoxicantes e suas funções: Suco diurético - melhora a função renal, ajuda a eliminar toxinas e reduz a retenção de líquidos. O aipo é rico em glutationa, uma substância que neutraliza os radicais livres e pode entrar na composição de diversos sucos. A melancia é rica em água, frutose e fibras, além de licopeno que previne o envelhecimento precoce e o câncer de próstata e mama. 1 copo de suco de melancia coado (2 fatias médias) 1 talo de aipo com as folhas Modo de preparar: bater no liquidificador e tomar imediatamente. Suco pós-ressaca - excelente para combater os efeitos adversos do excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. Ajuda o fígado a se recuperar e acelerar a eliminação de toxinas que causam a ressaca. O repolho é rico em glutamina, um aminoácido que protege e repara o fígado dos efeitos danosos do álcool. A curcuma possui carotenóides com ação hepatoprotetora.½ repolho verde de tamanho pequeno 1 limão previamente espremido e sem as sementes 1 talo de aipo com as folhas 1 colher de sopa de folhas frescas de coentro ½ colher de chá de curcuma Modo de preparar: usar centrífuga ou bater no liquidificador com um pouco de água mineral sem gás e coar. Se quiser um sabor um pouco melhor, use água de coco. Suco para pele firme - é rico em antioxidantes e bioativos que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele. Turbinam a energia e a disposição½ limão 1 xíc. (chá) de uva rosada com casca2 maçãs verdes com casca e sem sementes 1 xíc. (chá) de água mineral Adoçante (opcional)Modo de preparar: bata todos os ingredientes no liquidificador.Suco da beleza total - a cenoura e a salsa são fontes de betacaroteno, que, transformado no organismo em vitamina A , estimula o sistema imunológico e atua na recuperação e no brilho da pele. Ainda tem substâncias antiinflamatórias e antienvelhecimento. 2 cenouras cruas picadas ½ maçã com a casca e sem sementes 1 xíc. (chá) de melão cantalupo picado1 fatia de gengibre sem casca 1 punhado de salsa 1 col. (sobremesa) de linhaça (deixe de molho na água de um dia para o outro) Adoçante (opcional). Modo de preparar: passe os ingredientes na centrífuga ou no liquidificador. Se preferir, coe.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Cuide da sua saúde no Verão

No verão os dias são longos, muito mais quentes e algumas vezes chuvosos. Além disso, é um período de férias que se caracteriza pela rotina desregrada e várias extravagâncias.Algumas doenças podem estar incluídas neste pacote. As mais comuns são a intoxicação alimentar, infecção intestinal, diarréia, desidratação, gripe, resfriado, infecção de garganta ou ouvido, queimadura de sol, além de micose e outras doenças de pele.Portanto, o verão requer cuidados especiais com saúde e estes podem prevenir muitas das doenças citadas acima. Grande parte deste cuidado esta relacionado com uma alimentação adequada e uma boa hidratação.Neste período, o organismo necessita de menos calorias em relação ao inverno, portanto a alimentação deve ser mais leve e refrescante.Perde-se muito líquido e minerais pela transpiração, dessa forma uma boa hidratação ao longo do dia é fundamental. Oito a dez copos, no mínimo, distribuídos entre água filtrada, água de coco e sucos de frutas naturais misturados ou não com duas a três folhas verde como couve, por exemplo, são ideais para repor estas perdas.Os alimentos vedetes da estação são os legumes , frutas e hortaliças em geral. No verão estes alimentos são bem vindos, podendo ter uma melhor aceitação e surpreender até os que ainda torcem o nariz para as saladinhas e sucos.Dicas super saudáveis para o verãoBeba água antes de sentir sede, pois este já é um sinal que o corpo está desidratado. A água deve ser sempre filtrada. Este cuidado deve ser redobrado com crianças e idosos.A boa hidratação protege as vias áreas superiores prevenindo gripes , resfriados e alergias, ajuda na eliminação de toxinas além de auxiliar no tratamento da celulite e flacidez. Também é excelente para favorecer um bom trânsito intestinal.Prefira sucos de frutas e chás ao invés de refrigerantes. Evite adoçá-los com açúcar, pois além de tornar a bebida mais calórica, perde-se o verdadeiro sabor da fruta.Café da manhã, almoço e jantar intercalados por pequenos lanches, mantém a energia constante para enfrentar bem o dia.Faça das refeições um verdadeiro coquetel de saúde.Selecione receitas ricas em legumes verduras e frutas. Lembre-se que quanto mais colorido seu prato estiver , mais ricos em nutrientes estará.Compre alimentos da época e os produtos frescos para consumo imediato. Evite estocar alimentos. Em relação aos alimentos industrializados , verifique a data de fabricação e validade. Descarte latas amassadas ou estufadas.Legumes , verduras e frutas devem ser bem lavadas e higienizadas com produtos específicos a venda em mercados. Lave bem e mergulhe- as numa bacia com uma mistura do produto segundo a recomendação do fabricante. Pode-se também fazer uma mistura caseira de água filtrada com hipoclorito de sódio, deixando as frutas ou verduras de molho por 10 minutos (para cada litro de água filtrada coloque 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio). Enxágüe com água filtrada.Consuma à vontade folhas verdes e legumes (devem ser bem higienizados e de preferência crus). Prefira temperar com azeite, limão, vinagre e molhos a base de mostarda e iogurte.Os cereais integrais combinam com saladas e pratos frios em geral. Prefira os pães, cereais matinais, arroz e macarrão na forma integral no lugar dos cereais refinados.As gorduras vegetais (azeite, óleo de canola, soja etc) são mais saudáveis que as gorduras de origem animal.As carnes magras são mais saudáveis. Prefira carnes brancas de aves sem a pele, peixes, e cortes magros de carne vermelha. Sempre retire a gordura aparente antes do preparo.Quanto a forma de preparo varie entre cozidos, grelhados e assados deixando de lado as frituras que não combinam com o clima quente do verão, além de serem extremamente calóricas.As sobremesas mais refrescantes são as frutas ou doces à base de frutas, tais como: sorvetes de frutas no palito, compotas de frutas caseiras, saladas de frutas, e etc.
Guloseimas saudáveis são bem vindas: Sanduíches de pão integral com recheios magros (como peito de peru e queijo branco, cottage, peito de frango desfiado, atum em água). Complete com salada e suco de fruta natural de sua preferência. Já em relação aos salgadinhos prefira os assados como pão de queijo, esfiha , pastel de forno e outros.
A intoxicação alimentar é muito comum nesta época e está muito relacionada à manipulação inadequada dos alimentos bem como da qualidade dos mesmos na hora da compra. É da maior importância levar a sério a questão da higiene durante o pré-preparo e preparo das refeições em geral, bem como da forma adequada de armazenamento e conservação. Outra questão importante é manter os alimentos sempre tampados e refrigerados.
Quando se faz refeições fora de casa, o risco da intoxicação é muito maior, sendo muito importante escolher a dedo o restaurante ou barraquinha para consumir. Observe a higiene do local e do manipulador dos alimentos que deve usar touca e luvas, além de uniforme limpo. Evite comer alimentos gordurosos, frituras, molhos e principalmente maioneses. Verifique se as saladas foram devidamente lavadas e higienizadas.Em casa , a geladeira deve ser limpa periodicamente pelo menos a cada 20 dias).Os alimentos enlatados, depois de abertos, devem ser acondicionados na geladeira em recipientes tampados e as latas devem ser descartadas. Alimentos ainda mornos devem ser acondicionados sem tampas até que esfriem e possam ser tampados. Frutas e verduras devem ser guardadas em sacos nas gavetas embaixo. Já os ovos, não são mais acondicionados na porta da geladeira, mas sim nas prateleiras intermediárias da geladeira (procure comprar os previamente higienizados).Repare se os alimentos estão bem cozidos como as carnes em geral e os ovos.Lavar as mão sempre após usar o banheiro e antes de preparar os alimentos bem como antes de fazer as refeições.
Cuidado com o sol depois das 10 da manhã. Proteja-se com chapéu e filtro solar adequado a sua pele. Na dúvida , consulte um dermatologista.
Após o banho enxugue-se bem para evitar umidade que pode propiciar uma série de doenças de pele. Roupas leves e soltas evitam brotoejas e assaduras.
Limão e sol não combinam. Esta mistura pode provocar queimaduras na pele. Portanto ao consumir suco, caipirinha ou algum aperitivo que leve limão, evite o contato com sua pele.Evite bebidas alcoólicas.Lembre-se, quando o corpo está bem alimentado e hidratado , sua defesa natural está a todo vapor e pronto para se defender de todas as agressões externas.

Cuide-se bem e tenha uma ótima semana!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Todo o nosso ser é importante!

Corpo e alma são para o ser humano como a luz e a chama para a vela.
O ser humano é uma unidade. Ao se alegrar, o ser humano como um todo é contagiado pela alegria, quando adoece todo o seu ser fica atingido e quando a cura se faz necessária, o ser humano em todas as suas dimensões, deve ser mobilizado para a melhora da vida. A alma não é algo que vive preso em um corpo material, mas a vitalidade de nosso ser que se constitui em corpo. Corpo e alma são para o ser humano como a luz e a chama para a vela. Quando deixamos que nossa alma adoeça, somos contagiados por um forte negativismo, pelo desânimo, perdemos aquele impulso que nos leva de encontro aos outros e ao mundo. Este estado da alma pode ser muitas vezes somatizado, corporificando-se em uma doença física. Assim, é importante entender que manter o princípio da vida significa cuidar de nosso ser como uma unidade. Tratar da alma é procurar ter uma alimentação saudável, que inclui frutas, legumes e muito líquido, estar ao ar livre, contato com a natureza e principalmente a atividade física. Outra ajuda para fortalecer o nosso princípio de vida são as atividades culturais. Ir ao teatro ou ao clube de dança, assistir um filme, ouvir muita música, ler um bom livro ou simplesmente sair com um grupo de amigos para tomar aquela cervejinha são atividades que nos levam a ter uma visão mais abrangente da vida e nos mantém integrados ao nosso universo humano.
O TEMPO PARA SER FELIZ É AGORA, O LUGAR PARA SER FELIZ É AONDE VOCÊ ESTÁ!
Padre Beto
www.padrebeto.com.br